BRIGADEIRO - A delícia que nos enlouquece.
Tem coisa mais gostosa que brigadeiro? Brasileiro é muito sabido mesmo. Que mistura fantástica, simples, rápida e conclusivamente enlouquecedora. Impossível resistir a eles. Festa infantil sem brigadeiro não é festa infantil. Pode chamar de outra coisa. Tenho pena dos alérgicos. Será que ninguém ainda descobriu um antídoto? Há um mundo de idéias e receitas para ele. Mas, ainda não conheci uma que derrube o tradicional. Aquela bolinha marronzinha cheia de mini miçanguinhas de chocolate (da marrom, pois a colorida não é a mesma coisa). Hmmm, to até sentindo o cheiro. Hoje, a gente pode encontrá-lo de tantas maneiras que nem sei se consigo listar direito. Tem copinho de brigadeiro, sorvete de brigadeiro, brigadeiro de colher, potinho de brigadeiro, pirulito de brigadeiro, brigadeiro com cobertura de chocolate, bolo de brigadeiro, muffins ded brigadeiro .... ufffff ... tem muito mais. Outro dia eu entrei no blog Chá das Panelas e vi um post sobre brigadeiros no palito. Não preciso dizer que fiquei babando né. Noooosssa, ainda mais com uma foto que nos deixava tentadíssima. Corri pra cozinha e fui fazer uma receita de microondas, rapidinha, para matar meu desejo momentâneo.
Mas, achei muito interessante saber a história do brigadeiro. Uma amiga nossa, e cliente também, nos procurou na loja porque queria presentear uns amigos. Este mimo seria um pote de brigadeiro e sua história impressa num mini folder, tudo isso envolvido numa bela caixa. Achei sensacional. Eu iria amar receber essa doce lembrança. Mas, e a história??? Curiosamente, eu nunca tinha tido a iniciativa de procurar saber. O nome foi uma homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes, um militar que candidatou-se à Presidência da República pela UDN na década de 40. O doce foi criado durante sua candidatura e oferecido nas festas realizadas para animar a campanha. Como as festas eram disputadas pela população, os amigos e correligionários começaram a chamá-lo de "o docinho do brigadeiro", que não perdiam a oportunidade de estar presente para degustar. Mas, no final, quem ganhou a eleição foi Eurico Gaspar Dutra. E o brigadeiro ganhou a homenagem, que rende até hoje.
Navegando pela web, descobri umas coisinhas interessantes sobre o assunto e, gostaria de compartilhar com vocês. Entrem nesses links e divirtam-se à vontade: www.mariabrigadeiro.com.br | http://tudogostoso.uol.com.br/receita/456-brigadeiro-de-microondas.html | http://www.vesoloski.eti.br/blogdagabi/2007/08/histria-do-brigadeiro.php | http://tudonapanela.blogspot.com/2009/11/brigadeiro.html | http://receitasdoeduguedes.blogspot.com/2009/10/bolo-brigadeiro.html
Curiosidades:
1) No sul do Brasil, o brigadeiro é chamado de "Negrinho".
2) Em São Paulo, há um hotel chamado "Brigadeiro Hotel".
3)Também em SP, há uma loja de carros chamada "Brigadeiro
4) A Maria Brigadeiro, em SP, tem uma embalagem linda para o brigadeiro, as marmitinhas.
Se você tem algo a acrescentar, envie um email para jolirecife@gmail.com. Os comentários e dicas interessantes serão publicados.
FOTOGRAFANDO SEU EVENTO
Olá ... hoje eu gostaria de comentar sobre um assunto que, particularmente, adoro e não abro mão, seja qual for o evento que estou realizando: fotografia. Em geral, passamos tanto tempo organizando, planejando, pensando nos detalhes da nossa festa, que não passa pela minha cabeça esquecer de registrar tudo, pelo menos, durante o evento. Por isso, a escolha do fotógrafo sempre me exigiu um pouco de cuidado e atenção. Posso economizar em outros detalhes, mas as fotos da festa eu faço questão que sejam boas e tiradas com alegria e descontração. Não sou muito fâ das "poses manjadas". Prefiro as naturais e sem exigências de iluminação e sorrisos forçados. Para isso, o fotógrafo precisa ser um profissional simpático e esperto, que consiga registrar os momentos de acordo com as oportunidades, criando recursos que o permitam capturar as melhores cenas e cenários. Um bom fotógrafo capta, através de suas lentes, aquele detalhe que poucas pessoas percebem, como, por exemplo, o pesponto do lacinho no topo do bolo ... o brilho no olhar do papai que se derrete com a felicidade do filho durante a sua festa de aniversário, a aliança dos noivos brilhando no momento do brinde com champanhe. Enfim, o resultado será eternizado nas fotos que irão nos emocionar sempre que viermos a olhar para elas. Agora, não adianta fotografar (minha opinião, claro) e guardar os arquivos num pen drive ou outra mídia, sem imprimir. Não precisa chegar ao ponto de editar livros fantásticos, com diagramações e efeitos especiais. Mas, pelo menos um álbum nos ajude a sentir mais emoção ao passar as páginas e relembrar os momentos tão alegres e planejados com tanto carinho. Enfim, minha dica de hoje é: não deixe de registrar ... escolha um profissional que possa lhe ajudar a eternizar a sua festa. Mesmo que seja caro, lembre-se ... as vezes, o caro sai barato! Arrependo-me até hoje de ter economizado com as fotografias na festa de 2 anos do meu filho. Realizamos uma festa tão linda, tão cheia de detalhes ... hoje, o que tenho são lembranças com poucos registros. Desse dia em diante, um dos primeiros itens do meu "checklist" ao organizar um evento é o profissional de fotografia. Você compartilha da mesma opinião?
bjs e até a proxima. Simone
PRIMEIRO PASSO DO EVENTO
Oiiii. Vamos falar de um assunto que acontece com muita freqüência na loja. Muita gente chega lá para ver as idéias e preços de convites para festas, casamentos, chá de bebé. etc. Temos várias propostas, formatos, tamanhos, efeitos. Lógico que o preço irá variar dependendo de inúmeros atributos. Quando perguntamos a quantidade de convites, o cliente não sabe responder. Muitas vezes ele sabe a quantidade de pessoas que irá convidar ... mas não tem noção de quantos convites serão necessários. Antes de sair em busca dos orçamentos, recomendamos que você sente com calma e elabore a sua lista de convidados. É ela que irá lhe guiar em todos os sentidos. A quantidade de pessoas que você pretende convidar será determinante para preencher sua planilha de orçamentos, pois com ela, será possível mensurar os convites, as lembrancinhas, o espaço que será viável para realizar a festa, a quantidade de bebidas, de guloseimas, o tamanho do bolo, etc. Separe em colunas para diferenciar adultos de crianças, sem esquecer das babás. Fazendo isso, você terá condições de definir o número de convites, de lembrancinhas. Saberá também, ou terá uma previsão das pessoas que bebem cerveja ou whisky.
Num determinado momento surge a dúvidas das pessoas que poderão entrar nessa lista. Lembre-se: trata-se da comemoração de um aniversário, não de um casamento. Além disso, quanto maior a quantidade de pessoas, maior será o seu orçamento.
Portanto, nossa dica de hoje é ... o primeiro passo para realizar o seu evento é ... ELABORAR CUIDADOSAMENTE A LISTA DE CONVIDADOS. Ainda tem outro ponto importante. Você precisa estar segura de que não acrescentará mais nomes após a contratação dos convites. O que acontece é que, solicitar acréscimo de convites após terem sido impressos implica em pagar mais caro por esses lotes adicionais. Em regra, o valor unitário aumenta cerca de 50 a 75% do original nos casos de "repite". Defina o total de convites considerando uma margem que lhe assegure cobertura caso necessite enviar convites na última hora.
Conceils Du Joli
Olá pessoal! A Joli apresenta a CONCEILS DU JOLI, uma sessão dedicada a dicas com idéias, sugestões e indicações para tudo que permeia o universo das festas e ocasiões especiais. Para isso, será super valiosa a contribuição de vocês. Fiquem à vontade e enviem suas mensagens para jolirecife@gmail.com. As dicas selecionadas serão publicadas com os devidos créditos, e poderão ser revertidas em pontos para acumular descontos nas compras da Joli. O julgamento dessas dicas será feito pelo departamento de criação, que entrará em contato com a autora para conhecer melhor e trocar idéias. Atenção, não é concurso. Esta ação surgiu para agregar mais você à nossa equipe, seja como fã, cliente, amiga, ou quem sabe ... futura parceira ou fornecedora. Espero que gostem da idéia. Não esqueçam que estamos no Twitter ... há um link na página principal do nosso blog. Beijos. Simone Beltrão.
Assinar:
Postagens (Atom)