O IRRESISTÍVEL SABOR DO "BROWNIE"



Criados no final do século IX nos Estados Unidos, os "brownies" são aqueles deliciosos e incomparáveis tabletinhos com uma camada crocante por fora e uma massa molhadinha por dentro, com pedacinhos de nozes. Nada mais é que um bolinho de chocolate feito de maneira rápida e fácil. Uma delícia quando servido quente com sorvete de creme. Conseguimos facilmente as receitas através dos sites de busca disponíveis na internet. Saber qual receita vale a pena experimentar é um bom desafio para os leigos. Há receitas e receitas. Paladar é como gosto, cada um tem o seu. Como estamos no período do chocolate, vamos listar algumas opções encontradas na web.

RECEITA 1 (TUDO GOSTOSO)

Ingredientes: 2 tabletes de chocolate meio amargo; 1 xícara de farinha de trigo peneirada; 1/2 colher (chá) de fermento; 1/2 colher (chá) de sal; 1 xícara de nozes picadas; 1/2 xícara de manteiga (temperatura ambiente); 1/2 colher (chá) de essência de baunilha; 1/2 xícara de açúcar e 2 ovos.
Modo de preparo: Derreta o chocolate no microondas ou em banho maria e reserve. Junte as nozes e os outros ingredientes secos e reserve. Bata a manteiga e a baunilha até obter um creme. Adicione açúcar e continue a bater juntando os ovos 1 a 1. Em seguida, acrescente o chocolate e os ingredientes secos. Coloque numa forma untada e polvilhada com farinha e leve ao forno médio. Depois de assado, ainda quente, corte em quadradinhos e deixe esfriar.

RECEITA 2 (PANELINHA) - Usa chocolate amargo e branco.

Ingredientes: 200 g de manteiga; 170g de chocolate meio amargo; 3 ovos; 1 1/2 xícara (chá) de açúcar; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 9 colheres (chá) de fermento em pó; 170g de chocolate branco; manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar.
Modo de preparo: préaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma assadeira retangular média com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Passe a farinha e o fermento pela peneira para uma tigela. Pique grosso o chocolate branco e misture com a farinha e o fermento. Reserve.Escolha uma tigela de vidro (ou de inox) que encaixe sobre uma panela para fazer um banho-maria. Pique o chocolate meio amargo. Transfira para a tigela e junte a manteiga.
Coloque dois dedos de água na panela e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe p fogo e encaixe a tigela com o chocolate e a manteiga sobre a panela. O segredo é não deixar a água encostar no fundo da tigela e tomar cuidado para que o encaixe dos recipientes seja perfeito, evitando vazamento do vapor. Quando o chocolate começar a derreter, misture bem com a manteiga. Assim que a mistura ficar lisa, retire do banho-maria.
Numa batedeira, junte o açúcar e os ovos. Bata em velocidade alta por cerca de 3 minutos, ou até que a mistura fique esbranquiçada. Desligue a batedeira e, aos poucos, misture com uma espátula o chocolate derretido.
Na tigela com a massa de chocolate, adicione aos poucos a mistura de farinha com o chocolate branco, mexendo delicadamente. Transfira a massa para a assadeira untada.
Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 20 minutos. A massa ainda deve estar úmida quando sair do forno (com a aparência de um bolo ligeiramente cru). Deixe esfriar e sirva com creme batido ou sorvete de creme. (Se assar demais, vira bolo, e não brownie.)
Se quiser servir o brownie quente, deixe esfriar e desenforme. Em seguida, leve ao forno preaquecido a 160ºC (temperatura média) por 5 minutos.


hmmmm .... delícia .... páscoa sem chocolate ... quem já viu?????